QUEREMOS SABER
Crimes de família
Um breve comentário
Por Patricia Moreira
Crimes de Família é um filme argentino de 2020 dirigido por Sebastián Schindel, disponível na Netflix.
Sua trama é envolvente e traz à tona muitos temas complexos, porém o que eu mais gostei nesse filme é o tema da cumplicidade feminina, não darei spoilers, essa é mais uma indicação de filme.
Os atores são brilhantes e a construção narrativa também, saiba que ela não é muito linear, alguns não gostam, confesso que demorei para compreender algumas coisas e algumas ainda fiquei com dúvida, o que não fez eu achar o filme ruim. É um drama, é forte.
O filme descreve um cenário muito comum, família milionária, filho no estilo playboy, alguns crimes e uma história intensa e angustiante da empregada doméstica, Gladys, interpretada por Yanina Ávila.
Para mim, Gladys é a protagonista. É possível realizar uma tese em Psicologia com toda a construção dessa personagem.
Para além dessa história vemos: relacionamento abusivo, violência doméstica, sistema judiciário precário, abuso sexual de menores, estupro, patriarcado (e quando não, não é mesmo?), enfim, a lista é grande.
O que me chamou mais a atenção foi desfecho da Alicia, a esposa da família, há uma reviravolta importante e que traz uma sensibilidade enorme.
A atriz que interpreta Alicia é a Cecília Roth que brilhou no filme “Tudo sobre minha mãe”, um clássico de Pedro Almodóvar.
Convido vocês ao diálogo! Quem assistiu comenta aqui! E quem ficou curiosx nos conta aqui depois como foi!